Solenidade marca os 100 anos da Portuguesa

No próximo dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Santos realiza sessão solene em homenagem a Associação Atlética Portuguesa, pelo centenário do clube. O projeto, de autoria do vereador Rui De Rosis, entrega placa ao time de futebol que completa 100 anos no dia 20 deste mês.

A solenidade reunirá representantes do time, que também é conhecido como Portuguesa Santista, além de ex-jogadores, torcedores, boa parte da colônia portuguesa da cidade e admiradores da Briosa para a entrega da placa, que será feita pelo autor da propositura, o vereador e ex-jogador da Portuguesa Santista, Rui De Rosis.A família De Rosis tem grande ligação com este time. O ex-presidente da Câmara, Oswaldo De Rosis presidiu o time no ano de 1969. Também ex-presidente da Casa, Marcus De Rosis ocupou o mesmo cargo, entre 1991 e 1994. Por sua vez, o vereador Rui De Rosis atuou na Portuguesa Santista como jogador de futebol, além de ocupar o cargo de vice-presidente.

História – Fundada em 20 de novembro de 1917, a Portuguesa Santista tem participação importante na história do futebol brasileiro. A equipe é uma das fundadoras da Federação Paulista de Futebol, em 1941.  É também Detentora da “Fita Azul” desde 1959 – título criado para homenagear as equipes que faziam excursões ao exterior com sucesso.

No mesmo ano, o time contribuiu na luta contra o Apartheid, quando em excursão pela África do Sul recusou-se a entrar em campo pois três jogadores foram impedidos de entrar em campos por serem negros.  O Estádio, Ulrico Mursa, foi o primeiro da América Latina a ter cobertura de concreto.