Fabio Paiva recebe título

Um dos maiores entusiastas da canoagem no Brasil, o atleta Fábio Paiva recebeu no último dia 30/08, na Câmara Municipal de Santos, pelas mãos do vereador Rui De Rosis, o título de cidadão emérito de Santos.

Paiva ajudou a criar dezenas de polos do esporte no país. Nascido na capital paulista, o atleta reside em Santos desde os cinco meses de idade. Filho de dois atletas santistas, Paiva construiu sua carreira esportiva na cidade de Santos. Aficionado pelo mar, aos 10 anos ganhou do pai o primeiro barco a remo. Engenheiro por formação, em 1984 venceu a sua primeira competição. Durante uma viagem à Espanha, na década de 90, conheceu a canoa havaiana e apaixonou-se pela modalidade, decidindo traze-la ao Brasil.

Abandonou a carreira de engenheiro para dedicar-se integralmente a canoagem. Em 1989 começou a fabricar canoas havaianas de forma quase artesanal, dando início a empresa Opium, pioneira em Canoagem no Brasil.

Primeiro campeão brasileiro de canoagem da história, no ano de 1985, na Volta a Ilha de Vitória, Fabio permaneceu 14 anos invicto no país. Primeiro brasileiro a disputar uma prova internacional, Paiva foi vice-campeão sulamericano no Uruguai e segundo lugar no Campeonato Mundial de canoagem oceânica na Volta a Ilha da Madeira.

Responsável pela introdução do esporte em mais de 15 bases espalhadas pelo Brasil, Fabio é organizador da Volta à Ilha de Santo Amaro e foi condutor da tocha dos Jogos Pan-Americanos de 2007, e da chama olímpico nas Olimpíadas de 2016, remando entre as cidades de Guarujá e Santos.

“Graças ao trabalho e a paixão de Fabio em fomentar este esporte, hoje Santos é considerada a Capital da Canoagem no Brasil”, ressalta Rui De Rosis, autor da homenagem.

3 respostas

Os comentários estão fechados.